Encontre um Curso


         

Dicas e Informações

EAD
Senai Empresa apresenta palestra sobre NR 12 na Indústria União Plásticos
14-06-2018

O coordenador do Programa de Manutenção Industrial do Senai Empresa, engenheiro Jeancarlos Lucietto, e o engenheiro Manoel Cerqueira Filho, analista técnico do programa, apresentaram palestra sobre NR12 para trabalhadores da indústria União Indústria e Comércio de Plásticos, em Campo Grande. Na ocasião, foi oferecida uma capacitação teórica e pratica sobre Segurança em máquinas e equipamentos (NR 12) e sobre a aplicação dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP).

A ação foi desenvolvida a partir da análise e apreciação de riscos desenvolvida pelo Senai Empresa, seguida pelo acompanhamento e validação das adequações realizadas nas máquinas e equipamentos.

Na sequência, foram elaborados os POP’s para todas as máquinas e equipamentos da empresa e, então, foi realizada a capacitação, com o objetivo de apresentar aos colaboradores os procedimentos desenvolvidos, e os conceitos relacionados à segurança em máquinas e equipamentos, tanto na teoria quanto na prática, em conformidade com a NR12.

“Considerando que boa parte da mão de obra brasileira trabalha diariamente com algum tipo de máquina ou equipamento, a NR12 é considerada uma das principais NRs entre as 36 existentes. A sua correta aplicação é vantajosa tanto para o empregador quanto para o empregado. O empregado, por óbvio, garante sua segurança física enquanto trabalha. Já o empregador, por seu lado, garante um menor risco de acidentes de trabalho, que evitam multas, interdições e processos trabalhistas grandes o suficiente para afetar sua operação”, avaliou Jeancarlos sobre a atividade.

“Atingir o resultado esperado, assim como elevar a qualidade dos produtos na indústria, está intrinsicamente relacionado à padronização dos procedimentos operacionais, decisão que consolida a predição e confiabilidade da empresa, tanto na segurança do trabalho, quanto na produção”, completou Manoel Cerqueira Filho.

Para o gerente de produção da União Plásticos, Luiz Rodrigo, a parceira com o Senai na capacitação dos funcionários foi de suma importância. “Nos dá segurança para executar ações de melhoria continua no processo produtivo, agrega valor à atividade do profissional e resulta em um ambiente de trabalho seguro”, analisou.